Vigilância Sanitária intensifica Busca por escorpião em Setores de Palmeirópolis.

Após registro de aparecimento do escorpião Tityus Serrulatus, mais conhecido como Escorpião - Amarelo a equipe da Vigilância Epidemiológica de Palmeirópolis juntamente com o apoio da equipe de Vigilância Epidemiológica Estadual, vem realizando um trabalho intensivo de coleta e orientações aos moradores dos procedimentos de prevenção de aparecimento e identificação do animal. De acordo o Agente de Combate a Endemias Paulo Sérgio G. Soares, a urgência da identificação dos focos e captura desses animais, se deve ao fato da periculosidade e da rápida multiplicação da espécie, já que a fêmea do escorpião não precisa do macho para se reproduzir pois a mesma entra num processo chamado partenogênese e consegue se reproduzir sozinha, liberando de 20 a 30 filhotes a cada ciclo.  “Manter a higiene dos ambientes é primordial para evitar acidentes com o escorpião-amarelo. O modo mais eficaz de evitar a presença desses animais peçonhentos, é evitar reunir entulhos no quintal, vedar soleiras e portas, fechar ralos no chão, pias e tanques. Além disso, também é necessário verificar calçados e roupas antes de vestir para evitar picadas caso eles estejam escondidos em algum desses locais. ”  Complementa. Além dos trabalhos de coleta e orientação dos moradores, está sendo realizada palestras com a equipe de Saúde do Hospital e UBS (Unidade Básica de Saúde) sobre os primeiros cuidados e aplicação da medicação em eventuais vítimas pela picada do Escorpião-Amarelo.  A equipe de Endemias informa que estará na Rádio Cidade FM a partir das 13h30mm, esclarecendo dúvidas e passando informações a respeito do Escorpião-Amarelo.