SAÚDE DE PALMEIRÓPOLIS SE MOBILIZA COM DIVERSAS AÇÕES EM ALUSÃO AO “JANEIRO ROXO”

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Elena Maria Borges, Mário José Romão e Setor Bom Tempo, realizaram ações de promoção, prevenção e conscientização em alusão ao “Janeiro Roxo”. Mundialmente Janeiro é o mês de conscientização e prevenção da Hanseníase, sendo o dia 26 considerado o dia “D”. A iniciativa de relacionar o mês a uma cor tem o objetivo de chamar a atenção para o tema e esclarecer à população sobre sintomas, prevenção e tratamento. A doença pode causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos, pés e olhos. O Brasil ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos, entre os países que diagnosticam a doença, ficando atrás somente da Índia.

Foi realizada reuniões voltadas para essa temática com os pacientes que aguardavam as consultas nos postinhos de saúde. A equipe também esteve na Rádio Cidade FM no programa “Momento Saúde da Família”, onde as enfermeiras levaram informações sobre a doença para a comunidade. Foi realizado uma Blitz educativa na Feira do Produtor no dia 15 de janeiro, onde entregaram panfletos informativos à respeito da hanseníase e para finalizar um mês intenso de Campanha, realizaram uma ação no presídio do município, onde orientaram sobre os sintomas e como realizar a prevenção da doença e também realizaram a avaliação de alguns casos de suspeita da doença.

Todos os funcionários da saúde participaram de uma reunião voltada ao tema, onde os médicos do município orientaram sobre como realizar a identificação e quais medidas adotar diante desta patologia.

A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, que não faz o tratamento, elimina no ar, por meio da fala, tosse, espirro, o microrganismo, infectando outras pessoas.

A doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece.