SAÚDE DE PALMEIRÓPOLIS PROMOVE AÇÃO DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.

As Ações fazem parte da campanha “Fevereiro Vermelho” em alusão à prevenção das DSTs. Durante o mês de fevereiro à equipe da Secretaria de Saúde, juntamente com a equipe das Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram uma “força tarefa” de orientações para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e “testes rápidos” de hepatite B, hepatite C, Sífilis e HIV. Além das ações dentro das UBS, a equipe esteve na prefeitura municipal, no IFTO, no Presídio, na feirinha do produtor rural e nos principais bares da cidade, onde foi deixado caixas de preservativos para serem distribuídos para a população. A Coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Palmeirópolis Mara Layane Benvindo falou sobre a importância da campanha “Durante todo ano, há distribuição de preservativos nas Unidades de Saúde, mas no carnaval as ações em todo o brasil são intensificadas devidos as festividades e o aumento de casos das doenças. O objetivo das ações é informar as pessoas como se prevenir, usando a camisinha, fazendo o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.” Declarou. A coordenadora informou ainda que as Unidades de Saúde Mário Romão e Setor Bom Tempo, realiza os testes rápidos gratuitamente com total sigilo e descrição, e você pega o resultado em até dez minutos. Se você esteve exposto a alguma situação de risco (relação sem preservativo, esteve em contato com instrumentos perfurocortantes como alicate, agulhas) procure uma das unidades. Os adolescentes menores de 18 anos também podem realizar os testes rápidos sem o acompanhamento dos pais, o que não pode é deixar de se cuidar!