QUEIMA ILEGAL É CRIME.

CALENDÁRIO DE QUEIMA CONTROLADA EM PALMEIRÓPOLIS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento juntamente com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, divulga o Calendário de Queima Controlada no Município de Palmeirópolis para o ano 2020. No qual estabelece os meses que são permitidos a prática da queima controlada e legal, bem como os meses proibidos para essa prática.

Conforme com a Portaria do Naturatins n° 84, de 07 de julho de 2020, suspende a emissão de novas autorizações e a vigência de autorizações já emitidas de queima controlada em todo o território tocantinense. Mesmo os produtores rurais que possuem a autorização para realizar a queima.

O inverno seco, quente e a umidade relatividade do ar abaixo do normal formam o cenário ideal para aumentar não apenas os riscos de problemas respiratórios, mas como a incidência de queimadas ou incêndios seja no campo ou na cidade. Devido a esses fatores alertamos aos agricultores e pecuaristas para evitarem a prática de queimadas na limpeza do solo seja para preparo de plantio ou formação de pasto, até 13 de novembro de 2020.

Recomendamos a comunidade rural a adotarem outras medidas de manejo que são mais eficazes tanto nas atividades no campo como para o meio ambiente e a saúde da população. “Atualmente existem técnicas de produção sustentáveis para manutenção e preparo do solo, dispensando, assim, atear fogo em propriedades rurais. Dentre as técnicas ressaltam-se o Plantio Direto, a trituração da capoeira, a Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), dentre outras”, destaca a engenheira florestal Jéssica Cangussú.

Confere abaixo o Calendário de Queima Controlada para o município de Palmeirópolis-TO.



sic.jpg

Prefeitura Municipal de Palmeirópolis © 2019 

Rua 12 Nº 224 Centro CEP 77365-000 Telefone: 63 3386-1813 - Email: contato@palmeiropolis.to.gov.br

Horário de funcionamento: 07h / 11h - 13h / 17hs de segunda a sexta-feira interno

Developer por Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação