PARCERIA ENTRE PREF. DE PALMEIRÓPOLIS, ENGIE BRASIL ENERGIA IMPLANTAM SISTEMA AGROFLORESTAL-SAF

Durante a última sexta-feira,14,  foi realizado a primeira implantação do Sistema Agroflorestal -SAF no município de Palmeirópolis na propriedade do rural do agricultor familiar João Barbosa Rocha. O projeto é uma iniciativa da Empresa Engie Brasil Energia em parceria com Prefeitura de Palmeirópolis por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Segundo o engenheiro Agrônomo Josimar Furlan o SAF consiste em um sistema de plantio sustentável, onde diferentes espécies de hortaliças, plantas anuais, frutíferas e florestais  são cultivadas  numa mesma área, de acordo com arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espécies e interações entre elas.  "Esse sistema torna possível a produção agroecológica de alimentos ao mesmo tempo em que se mantém ou melhora os recursos naturais ." explicou Furlan.

O Engenheiro Florestal Kassio Negrão falou dos benefícios que esse sistema traz ao agricultor rural "Este sistema possui benefícios econômicos, pois permite que o agricultor diversifique seus produtos e possuí também benefícios sociais, já que ajuda a fixar os trabalhadores no campo, com demanda por mão de obra durante todo o ano." Concluiu.

Elaborado para garantir melhoria da renda das famílias envolvidas conciliando produção com conservação ambiental, o sistema foi implantado na propriedade para servir como projeto piloto para região.

A implantação do primeiro SAF também  contou com a parceria do Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio de Souza e da Associação de Agricultores Familiares e Produtores Artesanais de Palmeirópolis e Região – AFAP/TO.