PALMEIRÓPOLIS É DESTAQUE NO II FÓRUM BRASIL DE GESTÃO AMBIENTAL QUE ACONTECE EM SÃO PAULO.

O município é o único de pequeno porte do Estado do Tocantins à ser homenageado, ficando apenas entre Porto Nacional e Araguaína.

O prefeito Fábio Vaz recebeu no dia 27 de junho, no segundo Fórum de Gestão Ambiental em São Paulo o Prêmio Destaque pelo reconhecimento de implementações de políticas públicas socioambientais no município de Palmeirópolis.

"Esse prêmio é algo muito gratificante, é saber que estamos no caminho certo. Que o nosso trabalho iniciado em 2013 está agora colhendo os frutos tanto em reconhecimento quanto financeiro tendo em vista o salto do nosso ICMS Ecológico. Quero também agradecer e parabenizar toda a equipe ambiental da prefeitura: os engenheiros florestal, Ambiental, civil, agrônomo, técnico ambiental, técnico de segurança. E uma equipe fantástica que vem fazendo a diferença e sendo referência em todo o estado." Declarou Fábio Vaz.

O II Fórum de Gestão Ambiental que acontece em São Paulo, está sendo promovido pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente - ANAMMA, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC.

Os três municípios Tocantinenses foram indicados para receber o prêmio por órgãos ambientais do Estado, levando em consideração as ações implementadas pelos municípios, entre eles a existência de planos de saneamento e resíduos sólidos, Fundo Municipal de Meio Ambiente, ações de arborização urbana, educação ambiental, entre outras.

O Engenheiro Ambiental Kássio Negrão destacou algumas das atividades que são desenvolvidas no município. “Realizamos em Palmeirópolis um trabalho socioambiental expressivo, como a recuperação e preservação das nascentes e ciclos de palestras e atividades práticas nas escolas. Hoje nosso aterro sanitário é modelo para os demais municípios da região, funcionando dentro das normas vigentes. Trabalhamos em parceria com a ACOMP (Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Palmeirópolis e Região) realizando a separação seletiva do lixo para reciclagem e estamos implantando a prática dos Sistema Agroflorestal dentro do município buscando sempre integração econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável como forma de buscar um futuro melhor”

Durante os dias 26 à 28 de junho, estarão reunidos organizações públicas, privadas e entidades não governamentais para debater e aprimorar os conhecimentos sobre políticas relacionadas à gestão ambiental.