Ouvir Texto Stop

A Prefeitura Municipal de Palmeirópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo a Campanha Palmeirópolis Contra a Arbovirose, uma campanha cujo objetivo é alertar a população local a fazer ações em suas casas para a prevenção das arboviroses nesse período de chuva.

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e a febre amarela transmitida pelo mosquito palha. 

De modo que não existem vacinas contra esse patógeno, a melhor forma de combatê-lo é a prevenção, por meio do correto gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos em sua casa.

É necessário que a população deva manter os cuidados em dias para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e o mosquito palha, agentes transmissores de doenças como dengue, Zika Vírus e Chikungunya, e leishmaniose, como também desviar o transmissor da doença de chagas e o escorpião.

O acúmulo de resíduos domésticos¹ em locais inapropriados, como terrenos baldios, praças e áreas verdes, cria condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti. Esses espaços se tornam verdadeiros criadouros para os mosquitos, que encontram ali o cenário ideal para a sua a reprodução.

Desse modo, recomendamos a população palmeiropolitano que mantenha seus quintais sempre limpos, sem acúmulos de resíduos de podas e lixo doméstico (restos de comidas, garrafas pet, vasilhas, garrafas de vidro), como também não descarte os resíduos sólidos domésticos em terrenos baldios.

Vale ressaltar, que é fundamental que seu lixo doméstico seja acondicionado em sacos plásticos bem fechados e descartado adequadamente, em depósitos fechados, em locais de difícil acesso aos animais das ruas, e sempre nos dias que o caminhão de lixo passará em seu setor para recolhê-los.

Sugerimos aos munícipes a reservar um tempo no seu dia para fiscalizar seu próprio quintal, eliminando recipientes que possam acumular água ou que recolham os objetos que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. São ações simples que ocupam poucos minutos do seu dia.

Fique atentos quanto as enfermidades causadas por esses vetores, os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor no corpo (muscular e/ou articulações), dor de cabeça e atrás dos olhos, além de erupções na pele. Há ainda os “sinais de alarme”, como dor abdominal persistente, sinal de sangramento e tontura.

Ao conscientizar, e colocar em práticas essas recomendações, você previne que esses vetores tenham acesso a suas casas, minimizando o potencial de se multiplicar e propagar doenças pela cidade.